terça-feira, 22 de novembro de 2011

Torino MBB O-500M e história da empresa

Boa tarde pessoal!
Bom, semana passada ficamos sem postagem, pois meu pc deu um problema que apagou todos os desenhos da Itapagipe. Então, semana passada fiquei refazendo a frota da empresa, por isso não houve postagem.
Bom, hoje eu vou mostrar esse Torino 99 MBB O-500M que chegou a uma semana na empresa para completar a frota das linhas 4802 e 3501A. Ele foi comprado usado de uma empresa parceira de Vila Velha, ES, e está em excelente estado de conservação.

Linha: 4802_Pindorama/Boa Vista
Veículo: 45239
Carroceria: Marcopolo Torino 99
Chassi: Mercedes Benz O-500M
Ano: carroceria 2006 e chassi 2007
Consórcio: Dom Pedro II
Tarifa: R$ 2,45

Bom, agora fiquem com um pouco da história da empresa.

.A era Belvedere Coletivos

 A Itapagipe Tranportes foi criada no começo de 2009, com o nome de Belvedere Coletivos, atuando no ramo de fretamentos. A empresa estava localizada no bairro Belvedere, na avenida Celso Porfírio Machado. Na época, a empresa contava com uma pequena frota de um Monobloco O-371UL, um Mafersa M-210 Turbo, alguns Urbanus II MBB OH-1621L, Torinos 99 MBB OH-1621LE e Urbanuss Volvo B7R. O Monobloco, o Mafersa e três dos Urbanus II ainda se estão na empresa. Pouco a pouco, a Belvedere foi ficando cada vez mais conhecida. Em meados de 2009, a empresa passou a fazer fretamentos diários, ou como os funcionários falam, "linhas internas", que são transportes feitos diariamente de funcionários de alguma empresa ou de estudantes. Algumas dessas linhas são Rio Acima-Nova Lima x UFMG, Raposos-Nova Lima x UFMG, Lagoa Santa x UFMG (transporte de estudantes), linhas que fazem o transporte de funcionários da FIAT e de várias outras empresas.
Devido a um grande crescimento, em abril de 2010, a empresa teve que mudar para um pátio maior, localizado no bairro Caiçara, pois o pátio do bairro Belvedere, que já não era grande, começou a ficar pequeno de tanto ônibus. Dois meses depois, em junho de 2010, a Belvedere entra para o sistema ARTFBH e começa a operar no transporte coletivo de Belo Horizonte. Daí, a empresa comprou alguns ônibus novos e semi-novos e também pegou vários ônibus que eram usados nos fretamentos para as novas operações. Com a entrada da Belvedere no ARTFBH e com o incentivo de outras empresas, a empresa ganhou força e destacou devido a qualidade e ao ótimo serviço prestado a população.

. A era Itapagipe Transportes

Após praticamente um ano de crescimento e de operação no ARTFBH, a diretoria da empresa decide mudar o nome de Belvedere Coletivos para Itapagipe Transportes. O nome Itapagipe trouxe várias novidades para a empresa. A primeira delas foi a compra da Viação Milan, que pertencia ao Grupo Augusto. Com essa compra, a empresa passou a operar nas cidades de Ribeirão das Neves e Betim. Logo em seguida, a empresa inicia suas atividades no transporte rodoviário de curta distância, operando quatro linhas intermunicipais. Isso foi o começo de um grande crescimento e também foi o começo de problemas na empresa. Dois meses depois dessas mudanças, a empresa anuncia a sua entrada no transporte interestadual, operando três linhas ligando a capital mineira à cidades do litoral capixaba. Foi daí que os problemas começaram a dar as caras, mas nada que afetasse a qualidade da empresa. Depois de várias reuniões entre a diretoria, foi decidido que a empresa iria deixar de operar em Ribeirão das Neves.
No final de agosto desse ano, com a ajuda de várias empresas parceiras em Vila Velha e Vitória (ES), a Itapagipe começa a operar 12 linhas em cidades do litoral capixaba, entre Marataízes e Vitória. Essa nova operação foi muito bem sucedida. Todas as linhas são bem movimentadas, principalmente as linhas que atendem as cidades de Guarapari, Vila Velha e Vitória. Nos horários de pico, a demanda chega a dobrar.
Após os problemas voltarem, no final de setembro, a empresa decide parar de operar as linhas rodoviárias, tanto as intermunicipais de curta distância quanto as linhas interestaduais. Com essa saída, os problemas acabaram, e com o dinheiro arrecadado com a venda dessas linhas, a empresa aproveitou para aumentar a frota das linhas do litoral capixaba e das linhas de Belo Horizonte.
Apesar dos últimos acontecimentos, a empresa sempre manteve e sempre mantém a qualidade. Não importa o tamanho, onde opera, os problemas, mas a qualidade nunca pode faltar em uma empresa, não importa o que aconteça.
Atualmente, a Itapagipe opera somente nas cidades de Belo Horizonte, Betim e nas cidades do litoral capixaba entre Marataízes e Vitória. A Itapagipe também mantém suas atividades no ramo de fretamentos e nas “linhas internas”. A frota da Itapagipe foi toda renovada. 90% de sua frota total é equipada com elevador (em BH são todos os carros).  Em BH e Betim, a frota é composta por carros de 2004 pra frente. Já nas cidades do litoral capixaba, tem carros de 1996, 1998, 1999, mas em excelente estado. Já nos fretamentos em BH, a maioria dos carros também são de 2004 pra frente, mas também podemos encontrar um Monobloco O-371 e um Mafersa M-210, ambos de 1995, três Urbanus II de 1998, um Torino 99 MBB OH-1621LE, um Torino GV Volvo B7R (ex Grupo Líder) de 1999 e um Urbanuss MBB OH-1621LE também de 1999.



Visitem também o Consórcio Ônibus BH:
http://consorcioonibus.blogspot.com/


Obrigado por todas as visitas e pelo comentário recebido na postagem anterior.


Espero que gostem!
Tenham uma ótima semana!
Até a próxima postagem!

Um comentário:

  1. Uma pena seu PC ter dado
    problemas e a historia da empresa
    é muito boa viu
    . Forte abraço
    e bom final de semana garoto.


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